Jump to content
Magento é no Mestre Magento

Mensagens Recomendadas

Boa tarde blz? comecei a utilizar o magento agora, sou desenvolvedor .Net, amgular e etc. Cara gostei muito do magento, mas confesso que o 2 estou tendo muita dificuldade de encontrar as coisas, por exemplo gostaria de colocar um menu lateral com as categorias e subcategorias. Vi em vários fóruns e eles pedem para mudar ou adicionar uma tag de left.nav no catalog.xml, mas o grande problema e que eu não encontro esse cara e todos os caminhos que me passaram na minha arvore era totalmente diferente, não sei se é porque eu usei o magento 2.2. Poderia me ajudar com algumas dicas de onde encontrar as coisas mais facilmente? Seu canal e sensacional, Parabéns pela iniciativa foi o melhor que achei na net, vejo todos seus vídeos muito bom mesmo.

 

Obrigado mesmo abraços.. 

Link to post
Share on other sites

Oi @rafael manfrin ficamos felizes que tenha gostado do Canal!

Para pegar o caminho dos elementos mais facilmente eu indico usar o plugin que demonstramos nesse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=BJV3k8wmIug é o que a equipe aqui usa para trabalhar e funciona muito bem! Ele mostra a hierarquia dos elementos e até mesmo quais querys estão sendo executadas.

Sobre sua dúvida, existem diversas formas de fazer, você pode simplesmente listar as categorias conforme foi comentado nesse post https://magento.stackexchange.com/questions/128547/how-to-get-category-collection-per-store-in-magento-2 ou criar um modulo que lista as categorias conforme é apresentado nesses links http://www.blogtreat.com/how-to-get-category-collection-in-magento-2/ e http://blog.chapagain.com.np/magento-2-get-list-of-all-categories-store-categories/

Eu prefiro sempre partir para opção de criar um modulo, pois assim você deixa tudo mais organizado e caso algum erro ocorra você pode isolar o problema de forma mais fácil e debugar de forma mais eficiente também.

Link to post
Share on other sites

Desculpe minha ignorância estou meio perdido mesmo. No exemplo que vc me passou esta falando pra eu ir nesse caminho :

\Magento\Catalog\Model\ResourceModel\Category\CollectionFactory

So uma observação eu criei meu magento com dados fictícios pra eu poder começar.

No meu diretório fui nesse caminho

/var/www/html/Tshirt/app/design/frontend/Magento

Quando chega em magento a pasta esta em branco? estou procurando errado?

 

 

Link to post
Share on other sites

Quando falamos de classes do Magento é na pasta vendor (vendors é como o Magento chama seus desenvolvedores internamente).

Então na pasta vendor existe a pasta magento, e dentro dela os modulos que compõe o Magento.

Então seguindo essa lógica a pasta que procura esta em:
/vendor/magento/module-catalog/Model/ResourceModel/Category/Collection/Factory.php

Link to post
Share on other sites

Legal, estou montando uma loja de camisetas, eu sei programar mas o magento e bem diferente pra mim, pq a plataforma já faz muita coisa por vc já existe muitos módulos prontos. Você acha que é possível criar um site bom somente adicionando módulos? Configurando apenas algumas coisas de css e comprando um template? Coloquei um template free e achei que o site ficou uma carroça. Você tem algum site de template que vc ultiliza?

Link to post
Share on other sites
12 minutes ago, rafael manfrin said:

Você acha que é possível criar um site bom somente adicionando módulos? Configurando apenas algumas coisas de css e comprando um template?

Sim, mas tem que tomar muito cuidado porque existem modulos free que foram amplamente testados e que impactam pouco nas regras de negócio e modulo que são controladores de passos importantes na loja. Por exemplo, eu não usaria um modulo free para sistema de pagamento, criaria um ou compraria de uma empresa que desse suporte. Mas não iria desenvolver um modulo para preview do produto uma vez que existem soluções prontas para isso. É uma questão de quanto você tem para "gastar" seu esforço com o projeto. No mundo ideal você teria um modulo desenvolvido por você mesmo, para diversas necessidades, porém nem sempre é assim.

O template é arriscado, fique com a mente aberta para que você mesmo tenha que corrigir alguns bugs. Mas é possível sim, o ideal é usar o nativo e transforma-lo, terá menos dor de cabeça.

23 minutes ago, rafael manfrin said:

Coloquei um template free

Nunca use template free, isso é furada, eu fiz isso quando começei a mexer com Magento (acho que todos fizemos kkk) e aprendi rapidamente que é a pior coisa que você pode fazer no Magento. Isso porque o template não vai controlar apenas CSS, mas sim diversas regras de negócio, e com certeza quem fez não ficou se preocupando em fazer perfeito, pois é FREE!!

25 minutes ago, rafael manfrin said:

o site ficou uma carroça

A lentidão pode ocorrer por diversos fatores, hospedagem, problemas no frontend e até mesmo se você colocou em produção ou esta vendo de modo dev. Uma loja Magento 2, devidamente configurada deve carregar em 3 ou 4 segundos em uma hospedagem fraca (de uns R$60/mês), mas da pra chegar em 1 segundo de carregamento se trabalhar bem o cache. Dificil culpar o tema, é uma analise muito complexa para chegar em uma conclusão precisa.

29 minutes ago, rafael manfrin said:

Você tem algum site de template que vc ultiliza?

Não. Uso o nativo (luma) como base para minhas lojas, no maximo posso usar o frontend builder, ele agiliza muito o desenvolvimento -> https://www.magesolution.com/mgs-frontend-builder-theme-for-magento2.html

Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Convidado
Responder esse tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Informação Importante

Ao usar este site, você concorda com nossos Termos de Uso (leia).